Evolução da Balança Comercial

Em 2011, as exportações de bens e serviços registaram um crescimento de 13,2%, sendo de salientar a evolução positiva da vendas de bens (acréscimo de 15,2%). No mesmo período, as exportações de serviços aumentaram 9%. Entre janeiro e novembro de 2012, face ao período homólogo, o crescimento das exportações de bens e serviços assinalou um aumento em termos globais (4,5%), mais significativo nos bens (6,5%) do que na componente dos serviços (0,3%).

 

Quanto aos principais mercados de destino das exportações de bens em 2012 (janeiro a novembro), a Espanha mantém a liderança, embora a perder quota, seguindo-se a Alemanha e a França, que em conjunto absorveram cerca de 47% do total exportado por Portugal. Angola consolida o 4º lugar com 2.7 mil milhões de Euros e um crescimento de 6.6% relativamente a igual período do ano anterior. Seguem-se o Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos, Itália, Bélgica, China e Brasil.

 

O crescimento das importações de bens abrandou em 2011 (apenas 1,2% face a 2010), enquanto as importações de serviços aumentaram 5%. Entre janeiro e novembro de 2012 as compras registaram uma quebra de 5,2% nos bens e de 8,8% nos serviços, em termos homólogos. Espanha, Alemanha, França e Itália assumem-se como principais fornecedores, com mais de 55% do total importado. Angola subiu de 12º para 6º fornecedor de Portugal com um valor correspondente que ascende a 1.6 mil milhões de Euros.

 

 Balança Comercial 2012

Portugal - Pastelaria
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Visualizações de conteúdos : 627824